A AUTOBIOGRAFIA COMO FONTE DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA PARA A EDUCAÇÃO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.033055

Conteúdo do artigo principal

Dulce Regina Baggio Osinski

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o uso de
registros de memória, em forma de relatos autobiográficos,
como fontes para a construção histórica, especialmente
em procedimentos de investigação relacionados
à Educação. Para tanto, será tomado como objeto de
análise a obra A Língua Absolvida (Die Gerettete Zunge),
de Elias Canetti, que enfoca os processos de formação de
um intelectual do início do século XX. Como referencial
teórico para a construção da pesquisa, buscou-se apoio
em autores como Jacques Le Goff, Pierre Nora, Michael
Pollak e Maurice Halbwachs, que investigam as interfaces
possíveis entre memória e história, e em Pierre Bourdieu
e Viñao Frago, que discutem o uso da biografia, ou da
autobiografia, como fonte para a construção histórica.
Quanto aos procedimentos metodológicos, teve-se como
parâmetro a experiência de Kleber Campos sobre temática
análoga.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
840
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202665
|

Detalhes do artigo

Como Citar
OSINSKI, D. R. B. A AUTOBIOGRAFIA COMO FONTE DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA PARA A EDUCAÇÃO - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.033055. Olhar de Professor, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 33–55, 2010. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i1.033055. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1561. Acesso em: 31 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo