Redistribuição, reconhecimento e representação em Honneth e Fraser: um debate a partir do espaço escolar

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Dr. Gustavo Martins Piccolo
https://orcid.org/0000-0002-6078-9176

Resumo

O texto apresentado trata-se de ensaio teórico originado a partir de uma revisão literária integrativa, que objetiva tecer considerações a partir dos escritos de Honneth e Fraser acerca das categorias redistribuição, reconhecimento e representação como angulares na produção de uma sociedade que comungue efetivamente os ideais de igualdade e justiça anunciados pela modernidade. Vinculado epistemologicamente ao referencial da Teoria Crítica, o presente ensaio demarca a importância em se trabalhar com tais conceitos como componente fundamental na produção de um ambiente que denuncie arbitrariedades e plasme a inclusão social como evento possível e não apenas desejável nas mais variadas dimensões culturais. Ademais, demarca como os espaços educacionais, especialmente os escolarizados, podem exercer nuclear atuação na promoção de uma sociedade configurada como justa ao englobar como princípio orgânico curricular desde a discussão de questões materiais e de identidade que atravessam nossa existência, indo até o exercício da defesa da presença de todos os públicos representativos na sociedade nas arenas de poder democráticas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
PICCOLO, G. M. Redistribuição, reconhecimento e representação em Honneth e Fraser: um debate a partir do espaço escolar. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–24, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.20015.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20015. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Dr. Gustavo Martins Piccolo, Universidade de Araraquara

Pós-doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutor em Educação Especial pela UFSCar), Mestre em Educação pela UFSCar; Especialista em Educação Física pela UNICAMP; Graduado e Bacharel em Educação Física pela UFSCar; graduado em PEDAGOGIA pela Uninove. Professor do Centro Universitário de Araraquara e ex-Prefeito e palestrante em temáticas como Sociologia da educação; Sociologia; Educação Física; Educação Especial, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica. Autor de diversos artigos publicados em periódicos científicos e dos livros: "Por um pensar sociológico sobre a deficiência" e "O lugar da pessoa com deficiência na história: uma narrativa ao avesso da lógica ordinária. Foi Prefeito de Gavião Peixoto por dois mandatos consecutivos (2013-2020), sendo eleito por três vezes, pela Fundação Firjan, o melhor gestor fiscal do Brasil.

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