O método como caminho e o caminho como método: o habitus de consumo de estudantes paulistanos - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0003

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Ana Paula Bellizia
Graciella Watanabe
Vanessa Cristina da Cunha
Maria Cristina Vendrameto

Resumo

O trabalho aqui apresentado tem o intuito de discutir o habitus de consumo de estudantes de uma escola privada na região da grande São Paulo, cujo enfoque teórico pautou-se nas ideias de Bourdieu. Nesse sentido serão apresentadas as ferramentas de método qualitativo: questionário e grupo focal; como elementos de coleta de dados e priorizando os aspectos sócio-culturais que emergiram durante o percurso de produção destas informações. Para tanto, foram avaliados, em dois momentos distintos, a fala dos estudantes sobre os aspectos culturais e sociais que permeiam a convívio entre os jovens estudados e os grupos que os definem, para aproximarmos suas posturas em relação ao próprio tema da discussão. Em seguida, é apresentado através das categorias de análise os unidades de significação que emergiram durante a fala dos alunos assim como o contexto em que elas sugiram para melhor compreendermos as concepções trazidas pelos jovens. Destacamos no estudo ora apresentado a possibilidade destas técnicas revelarem significados singulares sob o ponto de vista dos sujeitos pesquisados e condução ao pensamento crítico em relação ao consumo por parte desses participantes.

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Como Citar
BELLIZIA, A. P.; WATANABE, G.; DA CUNHA, V. C.; VENDRAMETO, M. C. O método como caminho e o caminho como método: o habitus de consumo de estudantes paulistanos - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0003. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 239–253, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3228. Acesso em: 15 jul. 2025.
Seção
Caderno Temático - Pesquisa Qualitativa e Consumo