O método como caminho e o caminho como método: o habitus de consumo de estudantes paulistanos - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0003
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho aqui apresentado tem o intuito de discutir o habitus de consumo de estudantes de uma escola privada na região da grande São Paulo, cujo enfoque teórico pautou-se nas ideias de Bourdieu. Nesse sentido serão apresentadas as ferramentas de método qualitativo: questionário e grupo focal; como elementos de coleta de dados e priorizando os aspectos sócio-culturais que emergiram durante o percurso de produção destas informações. Para tanto, foram avaliados, em dois momentos distintos, a fala dos estudantes sobre os aspectos culturais e sociais que permeiam a convívio entre os jovens estudados e os grupos que os definem, para aproximarmos suas posturas em relação ao próprio tema da discussão. Em seguida, é apresentado através das categorias de análise os unidades de significação que emergiram durante a fala dos alunos assim como o contexto em que elas sugiram para melhor compreendermos as concepções trazidas pelos jovens. Destacamos no estudo ora apresentado a possibilidade destas técnicas revelarem significados singulares sob o ponto de vista dos sujeitos pesquisados e condução ao pensamento crítico em relação ao consumo por parte desses participantes.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.