Hábitos de consumo entre catadores de materiais recicláveis: uma abordagem metodológica - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0005

Conteúdo do artigo principal

Carlos Eduardo Riqueti
Gabriela Albanás Couto

Resumo

Considerando a profissão de catador bastante emblemática para discutirmos a respeito do tema “hábitos de consumo” e suas diversas facetas (ambientais, sociais, políticas, educacionais), procuramos conhecer o que os catadores de uma determinada cooperativa de reciclagem pensam sobre consumo: como e o que consomem, como gastam o que recebem com a reciclagem de materiais, o que consideram essencial e o que consideram desnecessário em termos de consumo. A pesquisa consistiu em ouvir a opinião dos indivíduos em dois momentos: em entrevistas individuais e em uma discussão em grupo. Participaram 34 catadores da cooperativa Coopere-Centro, localizada em São Paulo. Percebemos com esta pesquisa que não há como falar de “catador” de forma homogênea, pois o grupo dos catadores é tão diversificado quanto numeroso. A pesquisa mostrou que, diante da oportunidade de terem uma renda mensal garantida pelo trabalho na reciclagem, os catadores adotam comportamentos distintos. Por isso, concluímos que o processo de (re)inclusão social não é instantâneo nem linear: cada indivíduo tem seu tempo e sua maneira de desenvolver habilidades sociais, sendo o consumo ou a forma como administra o dinheiro uma delas. A reciclagem, por fim, não é a última etapa do processo produtivo. Para os catadores, ela representa, muitas vezes, o início, o ponto de partida para uma série de conquistas, destacando-se a reconstrução da sua dignidade.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
RIQUETI, C. E.; COUTO, G. A. Hábitos de consumo entre catadores de materiais recicláveis: uma abordagem metodológica - Doi: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0005. Olhar de Professor, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 267–277, 2011. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.13i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3230. Acesso em: 14 ago. 2025.
Seção
Caderno Temático - Pesquisa Qualitativa e Consumo