Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras

Conteúdo do artigo principal

Sydione Santos

Resumo

O artigo focaliza a formação inicial de professores e sua relação com a prática docente. Socializa-se a reflexão sobre os dados preliminares de uma pesquisa, cujo objetivo é analisar como futuras professoras, acadêmicas do curso de Pedagogia, descrevem e compreendem o processo de ensino e aprendizagem, a partir de suas vivências em classes de alfabetização. O trabalho fundamenta-se em teorias sobre saberes docentes, reflexividade e investigação-ação. Na primeira fase da investigação, foi realizado um estudo exploratório e interpretativo, utilizando-se das narrativas como fonte de coleta de dados. Os dados iniciais indicaram as potencialidades dos processos formativos vivenciados, apontando a emergência de uma atitude investigativa.

 

Palavras-chave: Docência. Formação de Professores. Narrativas.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
494
Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202682
|

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, S. Formação Inicial e Prática Docente: Percepções de Futuras Professoras. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 355–369, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4195. Acesso em: 14 fev. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Sydione Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Profª adjunta do Departamento de Pedagogia.

Área de Pesquisa e Prática Pedagógica.

Grupo de Pesquisa CNPQ: Política Educacional e Formação de Professores