Construindo elos integradores no curso de Pedagogia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O texto é um relato do projeto de ensino que se originou do estudo sobre práxis realizado no curso de Mestrado em Educação e das análises sobre a disciplina Prática Educativa no contexto das reformulações do curso de Pedagogia da UEPG. O referido projeto teve como objetivos: garantir a inserção de acadêmicos e professores na prática educativa, realizar a reflexão sistemática e a avaliação contínua do curso, contribuir para a produção do conhecimento e a efetivação da práxis, propiciar canais de integração entre as disciplinas, considerando as contribuições de cada uma para análise da prática. A proposta fundamentou-se na Metodologia da Problematização, que tem a realidade social como ponto de partida de chegada. Os acadêmicos inseriram-se numa determinada realidade educativa e levantaram indagações, centralizando uma temática considerada importante como objeto de estudo. Para tanto, utilizaram as técnicas da pesquisa exploratória e do estudo do meio. Constatou-se que o trabalho com temáticas possibilita a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade, oportunizando que as disciplinas contribuam teoricamente, a partir de indagações que os acadêmicos levantam na prática. Foi possível articular ensino, pesquisa e extensão, pois as propostas constituíram-se num exercício de investigação científica, além de possibilitar a participação em projetos de intervenção no espaço pesquisado. Conclui-se que é possível efetivar a práxis quando se propõe e se abre o espaço para a problematização, impulsionando a formação do educador pela pesquisa e pela interação com a realidade educativa. Os saberes teóricos adquirem sentido na relação com os saberes da prática que foram, de certa forma, negados pela racionalidade técnica.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.