Construindo elos integradores no curso de Pedagogia

Conteúdo do artigo principal

Sydione Santos

Resumo

O texto é um relato do projeto de ensino que se originou do estudo sobre práxis realizado no curso de Mestrado em Educação e das análises sobre a disciplina Prática Educativa no contexto das reformulações do curso de Pedagogia da UEPG. O referido projeto teve como objetivos: garantir a inserção de acadêmicos e professores na prática educativa, realizar a reflexão sistemática e a avaliação contínua do curso, contribuir para a produção do conhecimento e a efetivação da práxis, propiciar canais de integração entre as disciplinas, considerando as contribuições de cada uma para análise da prática. A proposta fundamentou-se na Metodologia da Problematização, que tem a realidade social como ponto de partida  de chegada. Os acadêmicos inseriram-se numa determinada realidade educativa e levantaram indagações, centralizando uma temática considerada importante como objeto de estudo. Para tanto, utilizaram as técnicas da pesquisa exploratória e do estudo do meio. Constatou-se que o trabalho com temáticas possibilita a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade, oportunizando que as disciplinas contribuam teoricamente, a partir de indagações que os acadêmicos levantam na prática. Foi possível articular ensino, pesquisa e extensão, pois as propostas constituíram-se num exercício de investigação científica, além de possibilitar a participação em projetos de intervenção no espaço pesquisado. Conclui-se que é possível efetivar a práxis quando se propõe e se abre o espaço para a problematização, impulsionando a formação do educador pela pesquisa e pela interação com a realidade educativa. Os saberes teóricos adquirem sentido na relação com os saberes da prática que foram, de certa forma, negados pela racionalidade técnica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, S. Construindo elos integradores no curso de Pedagogia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 4, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1366. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo