Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação

Contenido principal del artículo

Taís Ferreira

Resumen

Neste artigo, que se caracteriza como um recorte de minha dissertação de mestrado, reflito acerca das escolhas metodológicas que compuseram o estudo empírico de recepção que propus junto a um grupo de crianças espectadoras de teatro infantil. Subdivido a escrita em quatro seções que contemplem alguns dos procedimentos metodológicos implicados na construção da estratégia multimetodológica traçada. Na primeira, discorro sobre a inspiração de cunho etnográfico que baliza alguns fazeres em campo junto às crianças e também os olhares constituídos por mim junto a elas. Também descrevo os sujeitos e contextos envolvidos na pesquisa de campo. Na seguinte, falo do lugar que considero como meu, enquanto professoratriz de teatro: do uso dos jogos teatrais como metodologia que possibilitaria, a partir de uma linguagem que não a oral, e sim a gestual e cisnestésica, a invenção de dados e materialidade empírica profícuos à pesquisadora e ao tema-objeto centrado no teatral. A proposta de coletar desenhos e registros gráficos das crianças, considerados forma de expressão construtora de significados e sentidos, é problematizada na terceira seção. Na última parte, dedico-me a refletir acerca das implicações das entrevistas e do formato escolhido para realizá-las junto às crianças espectadoras, das relações de força que atravessaram nosso estar junto, do narrar-se e rememorar enquanto mecanismos e técnicas de si, que constituem as posições ocupadas pelos sujeitos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
FERREIRA, T. Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414. Acesso em: 5 dic. 2025.
Sección
Artigos em fluxo contínuo