Menino ou Menina? Gênero e Desenvolvimento Infantil
Main Article Content
Abstract
Objetiva-se, por meio da pesquisa, identificar a importância das relações de gênero no desenvolvimento infantil. Numa pequena cidade do sertão pernambucano, busca-se a livre expressão de crianças no contexto social mais amplo, extrapolando-se os limites do lar e das relações parentais. Quanto aos subsídios teóricos do trabalho, articulam-se estudos de gênero - diferenciados de sexo - especialmente os de Nancy Chodorow com a teoria de desenvolvimento infantil freudiana. Na pesquisa, inserida na metodologia qualitativa, usamse estratégias de filmagens, entrevistas e interações sociais espontâneas como meios de acessar crianças, entre 2 e 7 anos de idade, em suas atividades cotidianas de brincadeiras de rua ou em situações educacionais de creches e escolas. Norteia-se a elaboração dos dados coletados pela leitura pontual das filmagens, em cuja organização consideram-se idade, gênero e as interações entre meninos e meninas. Como resultados, identifica-se e confirmase a diferenciação de comportamento entre os gêneros, a qual é caracterizada de acordo com a idade dos envolvidos, e constata-se que essa diferenciação pode ser estimulada por alguns valores ou práticas sociais, vinculados pela prática pedagógica. Observando-se atentamente a relação das crianças com as figuras adultas, verifica-se os efeitos de identificação secundária. Conclui-se que é importante a continuidade de estudos que correlacionem gênero e desenvolvimento infantil, seja para aspectos clínicos ou educacionais. Adicionalmente, recomenda-se uma reaproximação das teorias psicodinâmicas com o estudo das questões de gênero, na busca de subsídios para a educação.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.