Docência Orientada: Aprendizagens Compartilhadas no Ensino Universitário
Main Article Content
Abstract
Aprende-se a ser professor em diferentes espaços e tempos. O artigo trata de algumas reflexões construídas acerca de uma experiência de aprendizagem realizada na Docência Orientada, disciplina curricular do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade Federal de Santa Maria, com professoras mestrandas sob minha orientação. Toma como referência parte de uma pesquisa sobre as contribuições da docência Orientada num projeto de formação de professores, em nível de pós-graduação. Os depoimentos foram produzidos com base em escritas autobiográficas, construídas a partir do desafio da questão: Docência Orientada: as aprendizagens que venho construindo. O que esperava encontrar e o que encontrei no espaço da docência no ensino superior? Além das escritas das professoras que participam da experiência do ensino e da aprendizagem no espaço da universidade, o texto toma ainda como referência um memorial apresentado por um dos mestrandos da turma 2004 que explicita sua escolha pela profissão de professor no curso de Medicina, assim como suas representações sobre a docência. Tomando a questão “como e onde se aprende a ser professor no ensino superior?” vou tecendo uma interlocução com as escritas e com alguns autores que entram no cenário, auxiliando a experiência analítica. A categoria central - aprendizagens para sermos professores no ensino superior – nos encaminha para outros movimentos e momentos reflexivos, quando somos convidados a pensar a formação de professores para além dos cursos acadêmicos de formação inicial. Percebemos, então, que o espaço da pós-graduação não foi concebido como lócus de formação de um professor; ao contrário, na sua criação, pensamos na preparação de pesquisadores. Posto isso, temos uma possibilidade de aprendizagem sobre a docência na universidade, na experiência de atuação compartilhada na sala de aula, principalmente, tratando-se de um curso de pós-graduação, com uma linha intitulada “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. Algumas considerações podem ser trazidas como possíveis conclusões: a experimentação da Docência Orientada como um tempo/espaço formador tem possibilitado, além da construção de processos de identificação com a docência, a construção de alternativas de ensino na perspectiva da construção de uma pedagogia universitária. Afastando-se da concepção de ensino como dom, como vocação ou “amadorismo”, há nas escritas o desejo da construção de um perfil profissional, uma professoralidade que toma como fonte de construção de saberes professores que produziram marcas nas suas trajetórias de formação acadêmica.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.