IMPLICAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO BINÔMIO CUIDAR-EDUCAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Main Article Content

Heloisa Helena Oliveira de Azevedo

Abstract

Este texto aborda a problemática da separação
entre cuidar-educar na Educação Infantil e na formação
de seus professores. Partimos de uma revisão histórica
sobre a origem e desenvolvimento das instituições de
Educação Infantil no Brasil, as formas de atenção voltadas
à criança e as mudanças nas concepções de infância
e Educação Infantil, para apresentar os elementos que
nos ajudam a compreender como foi sendo construído
o binômio cuidar-educar. Com base em tal revisão e
em entrevistas semi-estruturadas com formadores de
profissionais de educação infantil, o problema da separação
entre cuidado e educação foi analisado, com
vistas a desvendar sua origem e conseqüências para a
área. Ao final, usando a concepção histórico-crítica de
educação e a abordagem histórico-cultural de desenvolvimento
humano como referenciais teóricos de análise,
ressaltamos suas implicações para a Educação Infantil e
para a formação de professores que atuam (ou atuarão)
nessa modalidade de ensino, apontando alternativas de
enfrentamento do problema.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
DE AZEVEDO, H. H. O. IMPLICAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DO BINÔMIO CUIDAR-EDUCAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1493. Acesso em: 22 nov. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo