RECONSTRUÇÃO DE UM NOVO SUJEITO A PARTIR DA EDUCAÇÃO NATURAL DE ROUSSEAU
Main Article Content
Abstract
Em seu desenvolvimento histórico, a epistemologia das ciências humanas esteve marcada por ideais iluministas e por um modelo técnico-científico que, apesar de serem vistos como sinônimos de progresso, não condiziam com certos princípios humanistas. Por isso, embora fosse considerado brilhante iluminista, Jean Jacques Rousseau contestava idéias e estruturas do Iluminismo, principalmente a estrutura pedagógica. Propôs ele uma nova maneira de se olhar o ser humano, especialmente na infância. Mostrou a necessidade de uma educação natural que valorizasse a criança e desconstruísse o conceito então vigente de “adulto em miniatura”. Ressaltou a importância de reconstrução de uma sociedade realmente democrática, que tivesse a vontade geral como alicerce de sustentação e de valorização do sujeito humano. Foi esse contexto de contestação, mas também de reflexão, de busca de novos caminhos que desencadeou o presente estudo, cujo objetivo é refletir sobre o desenvolvimento da educação natural de Rousseau e, de forma articulada e sistemática, construir esse processo de educação, repensando assim a maneira como a educação infantil vem sendo trabalhada na atualidade. De forma introdutória, pretende-se verificar neste artigo as influências do modelo tecnicista no contexto da infância, para reconstituição dos aspectos pedagógicos e teóricos que Rousseau utilizava na educação natural, contraponto de análise para valorizar o ser humano como um sujeito histórico e social. O estudo mostra que para colaborar na construção ou reconstrução desse sujeito, o professor precisa lembrar que a educação natural logo na infância é o pressuposto essencial para a inserção do ser humano na sociedade democrática pensada por Rousseau. Precisa, também, buscar fundamentos em uma epistemologia que parece ter sido desvirtuada historicamente e que necessita ser recuperada para que as ciências humanas encontrem seu lugar no processo histórico-epistemológico.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.