PRACTICE MAKES PERFECTION - UMA REFLEXÃO SOBRE EXPECTATIVAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.181191
Main Article Content
Abstract
dos cursos de formação inicial de professores de Inglês
e dos documentos que norteiam esse nível de formação
no Brasil. Especial atenção é dada ao perfil, competências
e habilidades esperadas dos futuros professores de
Inglês. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa
e incluiu a implementação de um projeto de extensão e
coleta de dados por meio de um questionário aberto. O
projeto de extensão tinha por objetivo contribuir para
o aprimoramento das habilidades linguísticas dos futuros
professores de Inglês e de professores de Inglês em
serviço, além de servir como um fórum de discussão e
reflexão. A análise dos dados aponta para a preocupação
dos futuros professores e dos professores em serviço a
respeito dos seguintes aspectos: o interesse em desenvolver
competências linguísticas e comunicativas, em vez de
um interesse pelas competências e habilidades necessárias
para o ensino da língua estrangeira; o interesse pela
habilitação simples e não pela dupla habilitação, como
acontece na maioria dos cursos de formação inicial, isto
é, Português e uma Língua Estrangeira. Os resultados
sugerem a necessidade de conscientização a respeito do papel e dos objetivos dos cursos de formação inicial
por parte dos interessados em se tornarem professores,
para que estes saibam o que esperar dos cursos e para
que também saibam qual o seu papel no processo de
sua formação.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.