ORALIDADE E ENSINO: UM SABER EM BUSCA DE AFIRMAÇÃO NO COTIDIANO EDUCACIONAL
Main Article Content
Abstract
A pesquisa discute as proposições de ensino da oralidade presentes em duas coleções de livros didáticos de língua portuguesa (doravante C1 e C2) destinadas aos anos iniciais de escolarização (1ª ao 5ºanos). Visa compreender de que forma o livro didático, enquanto suporte para o ensino-aprendizagem, contribui para o trato do oral, objeto didático em busca de afirmação nas práticas cotidianos dos professores (MARCUSCHI, 2008; MARTINS; 2012). Subsidiamos a discussão teórica à luz da noção de língua como interação (BAKHTIN, 1992) e da noção de oralidade enquanto prática social interativa para fins comunicativos (MARCUSCHI, 2001; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004). No trato metodológico, destacamos um conjunto de atividades recorrentes ao longo do projeto didático das obras, cujo objetivo anunciado encaminhava-se para ensinar a oralidade. Estruturamos a análise a partir de uma dimensão qualitativa de pesquisa (MINAYO, 1994) agrupando os dados nas categorias 1) Ensino do Gênero Oral e 2) Ensino da Relação Fala-Escrita. Os resultados demonstram que as coleções favorecem a reflexão sobre a oralidade através de gêneros textuais pertinentes ao trabalho com o referido eixo, contudo, as atividades se concentram em explorar a oralidade no espaço escolar, sem refletir sobre o seu uso em ambiente real de produção. No âmbito da relação fala-escrita, as coleções apresentam perfis diferenciados de compreensão, enquanto a C1 aborda as modalidades na dimensão do contínuo tipológico dos gêneros textuais, a C2 polariza seu olhar e assume uma perspectiva dicotômica. Essa realidade pode ser caracterizada pela incipiência do cenário teórico-metodológico na exploração do referido objeto de ensino.
Palavras-chave: livros didáticos de língua portuguesa; gêneros textuais orais; ensino da oralidade; relação fala – escrita.
Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.