Os significados e os sentidos do mal-estar docente na voz de uma professora em início de carreira

Main Article Content

Isana Cristina dos Santos Lima
Maria Vilani Cosme de Carvalho

Abstract

A temática deste artigo tem sua gênese nas vivências e nos estudos sobre a profissão docente, sobretudo a relação entre o mal-estar docente e a identidade do professor. Essas reflexões originaram a pesquisa que teve como objetivo investigar os significados e os sentidos do mal-estar docente produzidos por professores em início de carreira e suas relações com a identidade docente que está se constituindo. A opção teórico-metodológica da pesquisa foi pelas ideias de Leontiev (1978), Luria (1991), Vigotsky (1998), Ciampa (1994, 2005) e Wallon (1995), dentre outras. Os procedimentos metodológicos utilizados foram entrevista estruturada (TRIVIÑOS, 2009); entrevista narrativa (FLICK, 2009); e observação sistemática (GIL, 1999). A análise dos dados foi feita seguindo a lógica do procedimento metodológico denominado Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). Os resultados apontam que a professora inicialmente sentiu temor e medo, mas foi superando, e passou a se sentir satisfeita e realizada, embora a convivência com as professoras que expressam mal-estar docente lhe cause insatisfação. As expectativas indicam sua identificação com a profissão docente, pois deseja que os alunos aprendam e se desenvolvam; que os pais se envolvam cada vez mais; aspira que os conflitos entre as professoras findem; e que haja valorização profissional do professor e de seu trabalho. Sobre sua convivência com as professoras com mal-estar docente, a professora declarou viver conflitos na escola, apesar de ter sido bem recebida nos primeiros meses, porém mostra-se resiliente. A análise das zonas de sentidos do mal-estar docente revela que o estar sendo professora dá continuidade à constituição da sua identidade docente.

Palavras-chave: Significados e Sentidos. Mal-Estar Docente. Identidade do Professor.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
LIMA, I. C. dos S.; CARVALHO, M. V. C. de. Os significados e os sentidos do mal-estar docente na voz de uma professora em início de carreira. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 295–312, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5212. Acesso em: 27 dec. 2024.
Conference Proceedings Volume
Section
Artigos em fluxo contínuo
Author Biographies

Isana Cristina dos Santos Lima, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Licentiatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI.

Maria Vilani Cosme de Carvalho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Doutora em Educação com área de concentração em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPI