COMPREENSÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Main Article Content
Abstract
No sentido de refletir sobre a arte nos contextos da Educação Infantil no âmbito da formação continuada buscamos por meio desta pesquisa compreender as contribuições da arte na Educação Infantil, no entendimento de professores que participam de um programa de formação continuada. A metodologia da pesquisa delineou-se por uma perspectiva qualitativa. Foi realizado um questionário semiaberto, com 20 professores da Educação Infantil que participavam do Projeto de Formação Continuada do Programa Institucional Arte na Escola. Diante das aproximações entre as compreensões dos professores delineamos, a posteriori, três categorias de análise: a arte como possibilidade de ampliar o repertório cultural das crianças; as vivências com a arte como meio de proporcionar prazer e sensibilidade e por fim a arte como impulsionadora de um estranhamento diante do que está posto no cotidiano educativo. Aportamo-nos nas compreensões de Nóvoa (2002) acerca da formação continuada de professores. Nos estudos de Duarte Junior (2000) nas reflexões sobre o sensível na educação. E Pillotto (2009) e Vigotski (2009) acerca das concepções da arte na infância. Podemos inferir por meio desta pesquisa que as reflexões suscitadas por estes professores revelam compreensões amplas e coerentes com a literatura referente a arte na Educação Infantil. Apontamos como considerações a importância de possibilitar, com os professores, ampliação de conhecimentos nas formações continuadas e mobilizar saberes que permitem potencializar aprendizagens acerca das linguagens da arte na infância.
Palavras-chave: Formação continuada de professores; Educação Infantil; Arte.Metrics
Article Details
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
a) Authors keep the copyrights and concede the right of its first publication to the magazine. The work piece must be simultaneously licensed on the Creative Commons Attribution License which allows the paper sharing, and preserves both the author identity and the right of first publication to this magazine.
b) Authors are authorized to assume additional contracts separately, to not-exclusively distribution of the paper version published in this magazine (e.g.: publish in institutional repository or as a book chapter), with the author identity recognition and its first publication in this magazine.
c) Authors are permitted and stimulated to publish and distribute their papers online (e.g.: in institutional repository or on their personal webpage), considering it can generate productive alterations, as well as increase the impact and the quotations of the published paper.
d) This journal provides public access to all its content, as this allows a greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of the research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this site will be used exclusively for the purposes of the journal and are not available for other purposes.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.