A Escola em Contexto Sociolingüisticamente Complexo e o Apagamento das Minorias Étnicolingüísticas na Perspectiva do Letramento
Contenido principal del artículo
Resumen
Propõe-se discutir, a partir da noção de contexto sociolingüístico complexo, as relações que se estabelecem entre letramento e construção de identidade de crianças/adolescentes imersos em tal contexto. Igualmente, procuram-se estabelecer as implicações inerentes a estas questões focalizadas com os impactos por ocasião da escolarização. Dentro desta perspectiva, o artigo localiza-se a partir dos pressupostos da Lingüística Aplicada, da Sociolingüística Interacional e a pesquisa abordada, na seqüência, centra-se nas bases da Etnografia de base americana cujo principal teórico é Frederick Erickson.
Métricas
Cargando métricas ...
Detalles del artículo
Cómo citar
PEREIRA, M. C. A Escola em Contexto Sociolingüisticamente Complexo e o Apagamento das Minorias Étnicolingüísticas na Perspectiva do Letramento. Olhar de Professor, [S. l.], v. 5, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1375. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos em fluxo contínuo