Educação e Democracia: a Democratização dos Processos de Gestão da Escola Pública
Contenido principal del artículo
Resumen
As reflexões registradas no presente artigo procuram analisar as transformações políticas e os impactos do processo de implantação da gestão democrática nas escolas da rede pública de ensino, processo este iniciado em sua grande maioria com a eleição direta de diretores. Mostra que a implantação de uma gestão democrática não é tarefa simples, considerando o contexto das reformas dos sistemas de ensino consolidadas ao longo dos anos 90. Tais reformas impõem aos sistemas de ensino uma série de ajustes em que o processo de descentralização e a outorga de autonomia às escolas foram promovidos ao mesmo tempo em que os governos reduzem os recursos públicos para financiar a educação. A tradição burocrática no campo político e social brasileiros e as práticas neoliberais estão impregnadas nas mentalidades socializadas pela escola. Uma mudança na gestão da escola exige a quebra de paradigmas, a substituição de conceitos e de concepções políticas. A gestão democrática na escola não está garantida somente com a eleição de diretores tendo em vista o jogo de forças envolvidas e a suplantação dos entraves cristalizados no âmbito das políticas públicas e no cotidiano escolar, tais como: a cultura autoritária sedimentada ao longo da história educacional; o espaço reduzido de participação da comunidade escolar nos processos decisórios; a compreensão equivocada por parte dos governantes de que apenas por um ato legal, o processo de gestão democrática estaria definitivamente implantado.
Palavras-chave: gestão escolar educação democracia políticas educacionais.
Palavras-chave: gestão escolar educação democracia políticas educacionais.
Métricas
Cargando métricas ...
Detalles del artículo
Cómo citar
DE SOUZA, V. A.; DE FRANÇA, R. L. Educação e Democracia: a Democratização dos Processos de Gestão da Escola Pública. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1412. Acesso em: 24 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos em fluxo contínuo