Educação e Democracia: a Democratização dos Processos de Gestão da Escola Pública

Contenido principal del artículo

Vilma Aparecida de Souza
Robson Luiz de França

Resumen

As reflexões registradas no presente artigo procuram analisar as transformações políticas e os impactos do processo de implantação da gestão democrática nas escolas da rede pública de ensino, processo este iniciado em sua grande maioria com a eleição direta de diretores. Mostra que a implantação de uma gestão democrática não é tarefa simples, considerando o contexto das reformas dos sistemas de ensino consolidadas ao longo dos anos 90. Tais reformas impõem aos sistemas de ensino uma série de ajustes em que o processo de descentralização e a outorga de autonomia às escolas foram promovidos ao mesmo tempo em que os governos reduzem os recursos públicos para financiar a educação. A tradição burocrática no campo político e social brasileiros e as práticas neoliberais estão impregnadas nas mentalidades socializadas pela escola. Uma mudança na gestão da escola exige a quebra de paradigmas, a substituição de conceitos e de concepções políticas. A gestão democrática na escola não está garantida somente com a eleição de diretores tendo em vista o jogo de forças envolvidas e a suplantação dos entraves cristalizados no âmbito das políticas públicas e no cotidiano escolar, tais como: a cultura autoritária sedimentada ao longo da história educacional; o espaço reduzido de participação da comunidade escolar nos processos decisórios; a compreensão equivocada por parte dos governantes de que apenas por um ato legal, o processo de gestão democrática estaria definitivamente implantado.

Palavras-chave: gestão escolar educação democracia políticas educacionais.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
DE SOUZA, V. A.; DE FRANÇA, R. L. Educação e Democracia: a Democratização dos Processos de Gestão da Escola Pública. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1412. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo