A PBL na Universidade de Newcastle: Um Modelo para o Ensino de Engenharia no Brasil?

Contenido principal del artículo

Luis Roberto Ribeiro
Maria da Graça Nicoletti Mizukami

Resumen

Diferentemente dos métodos convencionais que colocam problemas de aplicação ao final da apresentação de um conteúdo, a Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem-based Learning) é um método instrucional que usa um problema para iniciar, motivar e focar a aquisição de conhecimentos, além de estimular o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais. Este trabalho descreve e analisa a utilização da PBL na Escola de Arquitetura da Universidade de Newcastle (Austrália) e reflete sobre a viabilidade de utilização desse modelo no ensino de engenharia no Brasil. Os dados deste trabalho derivam de observação participante de um ciclo completo do método, de entrevistas não estruturadas e da análise de material produzido pela escola e pelos alunos. Os resultados sugerem ser viável a implementação de tal modelo em nossos currículos de engenharia, desde que as especificidades dessa área de conhecimento e dos diferentes contextos educacionais e institucionais sejam consideradas.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
RIBEIRO, L. R.; MIZUKAMI, M. da G. N. A PBL na Universidade de Newcastle: Um Modelo para o Ensino de Engenharia no Brasil?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1420. Acesso em: 24 ago. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo

Artículos más leídos del mismo autor/a