A PBL na Universidade de Newcastle: Um Modelo para o Ensino de Engenharia no Brasil?
Contenido principal del artículo
Resumen
Diferentemente dos métodos convencionais que colocam problemas de aplicação ao final da apresentação de um conteúdo, a Aprendizagem Baseada em Problemas ou PBL (Problem-based Learning) é um método instrucional que usa um problema para iniciar, motivar e focar a aquisição de conhecimentos, além de estimular o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais. Este trabalho descreve e analisa a utilização da PBL na Escola de Arquitetura da Universidade de Newcastle (Austrália) e reflete sobre a viabilidade de utilização desse modelo no ensino de engenharia no Brasil. Os dados deste trabalho derivam de observação participante de um ciclo completo do método, de entrevistas não estruturadas e da análise de material produzido pela escola e pelos alunos. Os resultados sugerem ser viável a implementação de tal modelo em nossos currículos de engenharia, desde que as especificidades dessa área de conhecimento e dos diferentes contextos educacionais e institucionais sejam consideradas.
Métricas
Cargando métricas ...
Detalles del artículo
Cómo citar
RIBEIRO, L. R.; MIZUKAMI, M. da G. N. A PBL na Universidade de Newcastle: Um Modelo para o Ensino de Engenharia no Brasil?. Olhar de Professor, [S. l.], v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1420. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos em fluxo contínuo