A concepção sistêmica triádica do cérebro e o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita
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Resumen
Este artigo trata de uma pesquisa-ação realizada na área da Língua Portuguesa, durante o ano de 2003. Teve por objetivo o letramento de uma turma de alunos de 5a. série do Ensino Fundamental, caracterizada por elevado índice de repetência e dificuldades de aprendizagem. As questões que orientaram o estudo foram: como conduzir o processo de ensino da leitura e escrita junto a alunos com histórico de fracasso escolar e estigmatizados socialmente? Como integrar no trabalho educativo os avanços da ciência do cérebro? Como adequar o processo de ensino-aprendizagem à estrutura e dinâmica de funcionamento do cérebro triúnico? Quais as estratégias didático-metodológicas mais adequadas para despertar o interesse, a participação e o aprendizado na sala de aula? Utilizou-se de uma metodologia de ensino fundamentada na concepção sistêmica triádica do cérebro e estratégias de intervenção adequadas às peculiaridades cognitivas, afetivas e comportamentais dos alunos. Os indicadores da pesquisa foram obtidos por meio de fichas individuais e produção escrita dos alunos, os quais analisados revelaram que houve mudança qualitativa na auto-imagem e avanços significativos na aprendizagem da leitura e escrita desse grupo de alunos. Tais resultados mostram o impacto positivo da metodologia sistêmica triádica e das estratégias alternativas de letramento para o trabalho educativo de alunos com histórico de fracasso escolar.
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Cómo citar
NOGUEIRA, R. T. H.; BERGER, M. V. B. A concepção sistêmica triádica do cérebro e o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita. Olhar de Professor, [S. l.], v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1435. Acesso em: 3 nov. 2024.
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Sección
Artigos em fluxo contínuo