ESCRITAS DE PROFESSORES: TRILHAS NARRATIVAS PARA TORNAR-SE UM PROFESSOR-PESQUISADOR - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i1.075094
Contenido principal del artículo
Resumen
A reflexividade docente é o pano de fundo deste
artigo que considera o professor um profissional que atua
como sujeito na formulação de propósitos e objetivos
de seu trabalho, bem como das estratégias e dos meios
os mais adequados para atingir as metas desejadas,
sendo a narrativa uma delas. Além disso, acreditamos
que a reflexividade é constituída, necessariamente, pela
possibilidade de fundamentar teoricamente as tomadas
de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez
mais intencional. A partir deste pressuposto, narramos
os caminhos que têm sido trilhados por professores-pesquisadores, partícipes de dois projetos em parceria entre
a escola e a universidade públicas, em que a escrita narrativa
de textos é uma prática na direção da promoção da
reflexividade docente. A construção desta escrita ocorre
a partir de registros das experiências vividas, de leituras,
de trocas de conhecimento com os alunos e colegas de
trabalho, de observação e interação com o outro e com
o seu espaço, realizada sistemática e cotidianamente por
todos os participantes, o que promove uma transformação
profunda no processo ensino-aprendizagem.