Universidade medieval no século XIII: um estudo de suas origens sob o olhar da historiografia francesa. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i1.0012
Contenido principal del artículo
Resumen
Neste texto apresentamos um estudo a respeito da universidade medieval presente na História da Educação. Nosso propósito é analisar suas origens no século XIII, por meio do estudo das interpretações historiográficas francesas produzidas no século XX, com ênfase nos medievalistas franceses Jacques Le Goff e Jacques Verger. Além das obras desses autores, utilizamos outras de autores contemporâneos que se dedicaram ao estudo dessa instituição e período. Preocupamos com o sentido de formação docente, por isso estudaremos as origens de onde esta se inicia – nas Universidades. Acreditamos que as formulações historiográficas mostram a importância das universidades como instituições que primam pela preservação e estruturação do saber, sendo esta instituição ainda hoje o espaço de formação docente. Desse modo, é necessário entendermos as reflexões dos autores em análise em consonância com as questões históricas. A metodologia escolhida foi a História Social, sob a qual tentamos observar o objeto considerando-o como parte constituinte da totalidade histórica.