O absenteísmo escolar na classe de repetentes: um estudo de caso etnográfico

Contenido principal del artículo

Suziane de Santana Vasconcellos

Resumen

Este estudo apresenta o absenteísmo escolar e sua regulamentação, além de observar estas questões a partir da perspectiva dos sujeitos de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Este artigo foi elaborado a partir da dissertação de mestrado, na qual, objetivava observar o processo de escolarização de alunos e alunas de uma classe constituída apenas por repetentes e multi repetentes. Este estudo foi fundamentado na abordagem etnográfica, no qual utilizou recursos etnográficos tais como: observação participante, entrevista, análise documental que mediante uma análise indutiva resultou em reflexões e discussões sobre o processo de escolarização dos alunos da classe de repetentes. Dentre estas reflexões e discussões o absenteísmo está presente como parte deste processo. Este artigo tem intuito de contribuir para discussões e pesquisas sobre o absenteísmo escolar, repetência e fracasso escolar.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
VASCONCELLOS, S. de S. O absenteísmo escolar na classe de repetentes: um estudo de caso etnográfico. Olhar de Professor, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 277–294, 2015. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5393. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Artigos em fluxo contínuo
Biografía del autor/a

Suziane de Santana Vasconcellos, UERJ

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação (2010). É graduada em Letras com habilitação em Português e Inglês pela Universidade de Pernambuco (2006). Atua como professora contratada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).