CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo descreve e analisa os principais resultados de pesquisa no nível iniciação científica sobre as concepções e métodos de avaliação escolar realizada por professores no contexto dos conselhos de classe de uma escola pública estadual do município de Lavras - MG. Foi realizado um estudo de caso único e os materiais de pesquisa foram coletados através de observação participante, entrevistas, análise de documentos da secretaria escolar e construção de diário de campo. As reuniões de conselho de classe analisadas permitiram observar práticas de avaliação que se utilizam de juízos valorativos em detrimento de juízos técnicos acerca da construção de saberes escolares, interferindo direta e negativamente na história escolar dos alunos e alunas. Destarte, o fenômeno estudado possui relação direta com o insucesso escolar.
Métricas
Cargando métricas ...
Detalles del artículo
Cómo citar
PEREIRA, T. S.; BATISTA, S. S. M.; BONADIMAN, H. L. CONCEPÇÕES DOCENTES ACERCA DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE LAVRAS. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 149–162, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/6967. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
17(2)