Educação a Distância e formação de professores em Santa Catarina (1998-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21355.012

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as dinâmicas da Educação a Distância (EaD) em Santa Catarina. De modo mais específico, analisa-se o papel da EaD na formação dos professores em Santa Catarina no período entre 1998 e 2018. Além da pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se um extenso levantamento e análise dos microdados da Educação Superior presencial e a distância disponíveis nas bases do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa evidenciou, entre outros resultados: (i) o expressivo aumento do número de cursos, matrículas e concluintes da modalidade EaD a partir de 2012; (ii) a diminuição do número de cursos e de matrículas EaD nas Instituições de Educação Superior (IES) públicas; (iii) o crescente processo de privatização; e (iv) o amplo predomínio das IES privadas na formação de professores em Santa Catarina.  

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de professores. Santa Catarina.

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Biografia do Autor

Joviles Vitório Trevisol, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Jaques Antonio de Toledo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Docente da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina.

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Publicado

2023-02-17

Como Citar

TREVISOL, J. V.; TOLEDO, J. A. de. Educação a Distância e formação de professores em Santa Catarina (1998-2018). Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21355.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21355. Acesso em: 25 abr. 2024.