Educação a Distância e formação de professores em Santa Catarina (1998-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21355.012

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as dinâmicas da Educação a Distância (EaD) em Santa Catarina. De modo mais específico, analisa-se o papel da EaD na formação dos professores em Santa Catarina no período entre 1998 e 2018. Além da pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se um extenso levantamento e análise dos microdados da Educação Superior presencial e a distância disponíveis nas bases do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa evidenciou, entre outros resultados: (i) o expressivo aumento do número de cursos, matrículas e concluintes da modalidade EaD a partir de 2012; (ii) a diminuição do número de cursos e de matrículas EaD nas Instituições de Educação Superior (IES) públicas; (iii) o crescente processo de privatização; e (iv) o amplo predomínio das IES privadas na formação de professores em Santa Catarina.  

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de professores. Santa Catarina.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joviles Vitório Trevisol, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Jaques Antonio de Toledo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Docente da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2023-02-17

Como Citar

TREVISOL, J. V.; TOLEDO, J. A. de. Educação a Distância e formação de professores em Santa Catarina (1998-2018). Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21355.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21355. Acesso em: 22 nov. 2024.