Um estado da arte possível: contribuições da pesquisa em educação sobre pandemia no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21381.060

Resumo

Este texto visa analisar aspectos evidenciados nas pesquisas sobre Educação Básica e pandemia, realizadas em 2020 e 2021. De natureza qualitativa, de caráter exploratório e do tipo estado da arte, o estudo localizou cinco dissertações e 19 artigos em revistas A1 e A2, no Qualis Capes 2013-2016. O tratamento dos dados seguiu as etapas sugeridas em Romanowski e Ens (2006). A análise considerou, especialmente, os contributos de Chauí (2020), Freire (2015, 2017), Freire e Shor (1987), Saviani e Galvão (2021), entre outros. Foi possível perceber que os dilemas do Ensino Remoto foram bastante presentes, evidenciando desigualdades e dificuldades de diferenciação entre o Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Os desafios de ensinar e aprender sinalizam a necessidade de rever políticas educacionais, práticas pedagógicas e formação docente para o enfrentamento de futuros atravessamentos que acometam o cotidiano escolar.

Palavras-chave: Ensino Remoto. Educação Básica. Prática docente.

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Biografia do Autor

Isadora Alves Roncarelli, Universidade de Caxias do Sul

Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mestra e Doutoranda em Educação.

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Universidade de Caxias do Sul (UCS), Doutora em Educação.

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

RONCARELLI, I. A.; STECANELA, N. Um estado da arte possível: contribuições da pesquisa em educação sobre pandemia no Brasil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–23, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21381.060. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21381. Acesso em: 4 nov. 2024.