Desconstruindo os arquivos da violência escolar: reflexões sobre a relação entre a docência e a Filosofia da Educação
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22099.068Resumo
Este texto apresenta uma reflexão crítica sobre os arquivos da violência escolar como um problema filosófico e psicanalítico. Utilizando a expressão “mal de arquivo”, de Derrida, como ponto de partida, discutem-se os movimentos da docência diante do problema da violência escolar. A partir de uma experiência de pesquisa, são apresentadas as opiniões de professores sobre as dificuldades que enfrentam no contexto escolar em relação à violência. Com base na hermenêutica desconstrutiva, o texto compreende a escola como um espaço de enfrentamento de estereótipos, preconceitos e fantasmas sobre a violência, facilitando a convivência com as diferenças. Conclui-se pela necessidade de pensar o arquivo escolar como uma “tela desconstrucionista”, capaz de romper com o individualismo e a indiferença em relação ao outro.
Palavras-chave: Mal de arquivo. Filosofia da Educação. Violência escolar.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.