Desconstruindo os arquivos da violência escolar: reflexões sobre a relação entre a docência e a Filosofia da Educação

Autores

  • Amarildo Luiz Trevisan Universidade Luterana do Brasil, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade de Caxias do Sul https://orcid.org/0000-0002-3575-4369

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22099.068

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão crítica sobre os arquivos da violência escolar como um problema filosófico e psicanalítico. Utilizando a expressão “mal de arquivo”, de Derrida, como ponto de partida, discutem-se os movimentos da docência diante do problema da violência escolar. A partir de uma experiência de pesquisa, são apresentadas as opiniões de professores sobre as dificuldades que enfrentam no contexto escolar em relação à violência. Com base na hermenêutica desconstrutiva, o texto compreende a escola como um espaço de enfrentamento de estereótipos, preconceitos e fantasmas sobre a violência, facilitando a convivência com as diferenças. Conclui-se pela necessidade de pensar o arquivo escolar como uma “tela desconstrucionista”, capaz de romper com o individualismo e a indiferença em relação ao outro.

Palavras-chave: Mal de arquivo. Filosofia da Educação. Violência escolar.

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Biografia do Autor

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Luterana do Brasil, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade de Caxias do Sul

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus de Canoas, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul. Docente colaborador do PPGE da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pesquisador classificação PQ-1C do CNPq. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2023-07-21

Como Citar

TREVISAN, A. L. Desconstruindo os arquivos da violência escolar: reflexões sobre a relação entre a docência e a Filosofia da Educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.22099.068. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22099. Acesso em: 27 abr. 2024.