Entre o vivido e a história: por uma razão interpretativo-dialética nas pesquisas qualitativas em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25104.090

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre os impasses atuais das pesquisas qualitativas em educação, especialmente diante da tendência de valorização acrítica da subjetividade e da redução da experiência vivida a relatos impressionistas e desprovidos de densidade teórica. Com base nas críticas formuladas por Devechi e Trevisan (2010), defende-se que o método progressivo-regressivo de Jean-Paul Sartre oferece uma via interpretativo-dialética para reinscrever o vivido na história e na totalidade social. Longe de ser um modelo técnico, esse método é apresentado como um gesto epistemológico que articula biografia e estrutura, liberdade e determinação, sujeito e contexto. Ao resgatar a dimensão crítica e comprometida da pesquisa, propõe-se um horizonte teórico capaz de reposicionar o papel do pesquisador como intérprete engajado da realidade educacional. Assim, o artigo contribui para o fortalecimento de uma razão interpretativo-dialética nas pesquisas qualitativas em educação, comprometida com a transformação social e com a inteligibilidade dos sentidos humanos em sua concretude histórica.

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa em educação. Subjetividade e história. Método progressivo-regressivo.

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Biografia do Autor

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atua como Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisador de Produtividade em Pesquisa do CNPq e da FAPERGS.

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

TREVISAN, A. L. Entre o vivido e a história: por uma razão interpretativo-dialética nas pesquisas qualitativas em educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–16, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.25104.090. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/25104. Acesso em: 14 dez. 2025.