Entre o vivido e a história: por uma razão interpretativo-dialética nas pesquisas qualitativas em educação
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25104.090Resumo
Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre os impasses atuais das pesquisas qualitativas em educação, especialmente diante da tendência de valorização acrítica da subjetividade e da redução da experiência vivida a relatos impressionistas e desprovidos de densidade teórica. Com base nas críticas formuladas por Devechi e Trevisan (2010), defende-se que o método progressivo-regressivo de Jean-Paul Sartre oferece uma via interpretativo-dialética para reinscrever o vivido na história e na totalidade social. Longe de ser um modelo técnico, esse método é apresentado como um gesto epistemológico que articula biografia e estrutura, liberdade e determinação, sujeito e contexto. Ao resgatar a dimensão crítica e comprometida da pesquisa, propõe-se um horizonte teórico capaz de reposicionar o papel do pesquisador como intérprete engajado da realidade educacional. Assim, o artigo contribui para o fortalecimento de uma razão interpretativo-dialética nas pesquisas qualitativas em educação, comprometida com a transformação social e com a inteligibilidade dos sentidos humanos em sua concretude histórica.
Palavras-chave: Pesquisa qualitativa em educação. Subjetividade e história. Método progressivo-regressivo.
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