A meritocracia e os desafios para uma educação libertadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24931.053

Resumo

Neste artigo, busca-se compreender a meritocracia no contexto da lógica neoliberal e os desafios para uma educação libertadora. Para tanto, utiliza-se o método reflexivo de cunho dialético-hermenêutico, articulando as mediações interpretativas críticas sobre as obras do sociólogo brasileiro Jessé Souza e do filósofo estadunidense Michael Sandel, em diálogo com autores de perspectiva libertadora. Dentre as conclusões, destacam-se: a meritocracia apoia-se na internalização de colonialidades e, também, na educação tradicional; como uma ideologia, ela tende a justificar as desigualdades e as injustiças na forma de privilégios e sucesso, assim como a educar para o individualismo e para a arrogância; como tirania, o mérito desmonta a universalização das políticas públicas – dentre elas, a da educação –, desafiando a educação libertadora a superar essa lógica em busca do bem-viver e de formas solidárias de existência.

Palavras-chave: Educação tradicional. Colonialidade. Ideologia do mérito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Telmo Adams, Universidade de Santa Cruz do Sul

Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Descoloniais e Mediações Pedagógicas e Cidadania – Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Cheron Zanini Moretti, Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

2025-08-09

Como Citar

ADAMS, T.; MORETTI, C. Z. A meritocracia e os desafios para uma educação libertadora. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24931.053. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24931. Acesso em: 5 dez. 2025.