A meritocracia e os desafios para uma educação libertadora
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24931.053Resumo
Neste artigo, busca-se compreender a meritocracia no contexto da lógica neoliberal e os desafios para uma educação libertadora. Para tanto, utiliza-se o método reflexivo de cunho dialético-hermenêutico, articulando as mediações interpretativas críticas sobre as obras do sociólogo brasileiro Jessé Souza e do filósofo estadunidense Michael Sandel, em diálogo com autores de perspectiva libertadora. Dentre as conclusões, destacam-se: a meritocracia apoia-se na internalização de colonialidades e, também, na educação tradicional; como uma ideologia, ela tende a justificar as desigualdades e as injustiças na forma de privilégios e sucesso, assim como a educar para o individualismo e para a arrogância; como tirania, o mérito desmonta a universalização das políticas públicas – dentre elas, a da educação –, desafiando a educação libertadora a superar essa lógica em busca do bem-viver e de formas solidárias de existência.
Palavras-chave: Educação tradicional. Colonialidade. Ideologia do mérito.
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