Políticas que reconfiguram a escola: redes políticas e efeitos no trabalho docente, currículo e gestão na educação pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25039.042

Resumo

Este trabalho visa discutir as repercussões da presença de atores variados na construção de políticas educacionais no trabalho docente, currículo e gestão escolar. Para tanto, começamos com a discussão teórica do Estado como relação social e o uso do enfoque estratégico-relacional para a análise do Estado e da mobilização de forças que compõem o poder estatal. Em seguida, passamos à discussão da mobilização de diferentes atores em políticas educativas, principalmente a partir da Nova Gestão Pública (ou gerencialismo). Complementando essa visão, utilizamos a noção de redes políticas para compreender a catalisação de diferentes atores para o tratamento das políticas públicas. Posteriormente, utilizamos a etnografia de redes como metodologia para encontrar atores distintos que atuam em políticas específicas, levadas a cabo no estado do Rio Grande do Sul entre 2021 e 2023, e sua posterior discussão e análise no trabalho docente, currículo e gestão. A presença desses atores tem acarretado dinâmicas de requalificação e desqualificação, o crescimento da noção conservadora de um conhecimento oficial e processos híbridos de centralização e descentralização da gestão educativa. Concluímos defendendo uma agenda de pesquisa que desvele as políticas, os atores e seus discursos, para a consolidação de uma agenda de resistência a elas.

Palavras-chave: Gerencialismo. Redes políticas. Enfoque estratégico-relacional.

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Biografia do Autor

Mateus Arguelho, Universitat de Barcelona

Universitat de Barcelona. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estudante de Doutorado no Programa de Doutorado Educació i Societat na Universitat de Barcelona, Espanha. Pesquisador de Doutorado com contrato na modalidade Formación de Personal Investigador (FPI), financiado pelo Ministério de Ciência, Inovação e Universidades da Espanha e o Fundo Social Europeu, vinculando-o ao departamento de Teoria i Història de l’Educació. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia da Educação (GEPSE/UFRGS).

Luís Armando Gandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Faculdade de Educação. Doutor (PhD) em Curriculum and Instruction pela University of Wisconsin Madison, Estados Unidos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia da Educação (GEPSE/UFRGS). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

ARGUELHO, M.; GANDIN, L. A. Políticas que reconfiguram a escola: redes políticas e efeitos no trabalho docente, currículo e gestão na educação pública. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–17, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.25039.042. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/25039. Acesso em: 5 dez. 2025.