Políticas que reconfiguram a escola: redes políticas e efeitos no trabalho docente, currículo e gestão na educação pública
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25039.042Resumo
Este trabalho visa discutir as repercussões da presença de atores variados na construção de políticas educacionais no trabalho docente, currículo e gestão escolar. Para tanto, começamos com a discussão teórica do Estado como relação social e o uso do enfoque estratégico-relacional para a análise do Estado e da mobilização de forças que compõem o poder estatal. Em seguida, passamos à discussão da mobilização de diferentes atores em políticas educativas, principalmente a partir da Nova Gestão Pública (ou gerencialismo). Complementando essa visão, utilizamos a noção de redes políticas para compreender a catalisação de diferentes atores para o tratamento das políticas públicas. Posteriormente, utilizamos a etnografia de redes como metodologia para encontrar atores distintos que atuam em políticas específicas, levadas a cabo no estado do Rio Grande do Sul entre 2021 e 2023, e sua posterior discussão e análise no trabalho docente, currículo e gestão. A presença desses atores tem acarretado dinâmicas de requalificação e desqualificação, o crescimento da noção conservadora de um conhecimento oficial e processos híbridos de centralização e descentralização da gestão educativa. Concluímos defendendo uma agenda de pesquisa que desvele as políticas, os atores e seus discursos, para a consolidação de uma agenda de resistência a elas.
Palavras-chave: Gerencialismo. Redes políticas. Enfoque estratégico-relacional.
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