Representações sociais do trabalho do pedagogo na escola em tempo integral

Autores

  • Simone Weinhardt Withers PUCPR/PMC
  • Romilda Teodora Ens PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0005

Resumo

Este artigo busca compreender tensões e desafios do trabalho do pedagogo em escolas municipais com atendimento de tempo integral. Com o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais e de estudos sobre a formação do pedagogo no Brasil e políticas educacionais, fez-se análise do corpus das 21 entrevistas semiestruturadas realizadas com pedagogas de escolas municipais de Curitiba, Paraná, com atendimento em tempo integral. Os estudos registraram que as representações sociais das pedagogas sobre seu trabalho como coordenadoras de ação pedagógica nessas escolas realizam um movimento entre suas angústias, frustrações, anseios, limitações, necessidades e desafios em relação ao seu cotidiano de trabalho na escola de tempo integral, perante a sua formação, as condições de trabalho e as necessidades de seu trabalho no espaço da escola. As representações revelam que o processo de formação e desenvolvimento profissional é marcado por expectativas e limitações, sem indicações das transformações que provocam mudanças no papel social atribuído ao pedagogo.

 

Palavras-chave: Representações sociais. Trabalho do pedagogo. Escola de tempo integral.

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Biografia do Autor

Simone Weinhardt Withers, PUCPR/PMC

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professora da Faculdade Educacional da Lapa – Paraná. Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba – Paraná. E-mail: simoneww@gmail.com

Romilda Teodora Ens, PUCPR

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Pesquisadora Associada da Fundação Carlos Chagas – CIERS-ed/FCC. E-mail: romilda.ens@pucpr.br

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Publicado

2011-12-07

Como Citar

WITHERS, S. W.; ENS, R. T. Representações sociais do trabalho do pedagogo na escola em tempo integral. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 223–234, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2523. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos