Desenvolvimento de discursos de políticas educacionais ao longo do tempo: subsídios epistemológicos para análise do processo de recontextualização em textos oficiais

Autores

  • Viviane Gualter Peixoto da Cunha PUC-Rio
  • Maria Inês Marcondes PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i2.0010

Resumo

O artigo discute o desenvolvimento da análise crítica das políticas educacionais, concentrando-se nas contribuições teórico-analíticas da perspectiva pós-estruturalista de Stephen Ball e sua procedência e articulação com o conceito de recontextualização do discurso de Basil Bernstein (1996) para a captação do surgimento e desenvolvimento dos discursos de políticas educacionais ao longo do tempo. Com base nesses referenciais, apresentamos uma pesquisa sobre a trajetória de 14 anos da política de organização da escolaridade em ciclos, em uma rede municipal do estado do Rio de Janeiro, na qual analisamos o processo de recontextualização do seu discurso nos textos oficiais. Essas abordagens foram relevantes na medida em que nos permitiram compreender a política inserida em processos de disputa por significados, portanto instável e sujeita a variadas finalidades em seus discursos.

 

Palavras-chave: Análise crítica de políticas. Textos da política. Recontextualização de discursos.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,514
Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202673
|

Biografia do Autor

Viviane Gualter Peixoto da Cunha, PUC-Rio

Doutora em Ciências Humana/Educação pelo Programa de Pós Graduação da PUC-Rio.

Maria Inês Marcondes, PUC-Rio

Doutora em Ciências Humanas/Educação pela PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2014-05-23

Como Citar

CUNHA, V. G. P. da; MARCONDES, M. I. Desenvolvimento de discursos de políticas educacionais ao longo do tempo: subsídios epistemológicos para análise do processo de recontextualização em textos oficiais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 503–530, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i2.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6052. Acesso em: 13 abr. 2025.

Edição

Seção

Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional