Repertório estudantil de transformações pictóricas na resolução de problemas via Modelo de Barras de Singapura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.21.24648.002

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento das transformações pictóricas que integram o repertório de alunos que usam o Modelo de Barras de Singapura na resolução de problemas verbais. A partir de uma pesquisa bibliográfica delimitada por buscas nas plataformas Scopus e ERIC, mapearam-se os artigos sobre o tema e sistematizamos os achados. A análise dos manuscritos evidenciou que resoluções de problemas via Modelo de Barras envolvem diferentes transformações pictóricas sobre os modelos usados para representar números e suas relações em problemas verbais. Evidenciam-se três tipos gerais de transformações pictóricas, aqui denominadas “transformações por partição”, “transformações por completamento” e “transformações por reposicionamento”. Essas transformações revelam diferentes processos de uso do Modelo de Barras pelos estudantes e constituem parte do conhecimento requerido pelo professor que conduz resoluções de problemas empregando o Modelo de Barras em aulas de Matemática.

Palavras-chave: Modelo de Barras de Singapura. Transformações pictóricas. Resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Augusto Richit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Licenciado em Matemática e Mestrando em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Vandoir Stormowski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Informática na Educação pela UFRGS.

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora, nível associado, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul. Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro, São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-11-27

Como Citar

RICHIT, L. A.; STORMOWSKI, V.; RICHIT, A. Repertório estudantil de transformações pictóricas na resolução de problemas via Modelo de Barras de Singapura. Práxis Educativa, [S. l.], v. 21, p. 1–21, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.21.24648.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24648. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)