Complexos de estudo: investigando um experimento de currículo em uma escola de assentamento do MST no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0003Resumo
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou, no ano de 2013, a experimentação da proposta curricular por Complexos de Estudo na Escola Base e nas Escolas Itinerantes do MST no Paraná. A partir disso, esta investigação propõe analisar o processo de experimentação dessa proposta curricular na Escola Base Iraci Salete Strozak, localizada no Assentamento Marcos Freire, no município de Rio Bonito do Iguaçu, Paraná. Optamos pela abordagem qualitativa e as análises foram realizadas sob o olhar do marxismo. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos gerados no processo de construção da proposta. Embasados nos textos de Pistrak (1981), Freitas (2009, 2011), Caldart (1997, 2004, 2010), Sapelli (2013), Alves (2009), entre outros, procuramos entender a importância da Educação para a efetivação da Reforma Agrária, visto que essa luta é muito mais ampla do que apenas a conquista de um pedaço de terra para plantar. Ela envolve outros direitos sociais.
Palavras-chave: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Complexos de Estudo. Educação. Currículo.
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