Uma nação sob risco (de aprender): análise do pensamento neoconservador sobre a educação e a experiência no governo Ronald Reagan (1981-1989)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16084.072

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o papel da educação no pensamento neoconservador como chave para reconstrução da liderança global dos Estados Unidos da América (EUA), sobretudo na experiência do Governo Ronald Reagan (1981-1989). Para isso, investigou-se, com base na análise de conteúdo, o enlace entre os escritos de Irving Kristol, os discursos de Reagan, documentos oficiais, dados orçamentários e artigos de membros do Governo e de pesquisadores da área de educação no período. Esse esforço metodológico foi articulado à teoria sobre o Sistema Mundo Moderno, em especial ao exame da crise sistêmica que atingiu os EUA no final dos anos de 1960. Nesse contexto, o pensamento neoconservador emergiu como uma ideologia para reestruturar a liderança global estadunidense. Para isso, atacou e ressignificou o papel da educação, sugerindo uma articulação maior com a produtividade, a competitividade e a defesa militar. O Governo Reagan tentou colocar o projeto neoconservador para educação em prática, adaptando a realidade.

Palavras-chave: Neoconservadorismo. Educação. Relações Internacionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-06-28

Como Citar

NETO, R. M.; DAMASCENO, R. P. C. . Uma nação sob risco (de aprender): análise do pensamento neoconservador sobre a educação e a experiência no governo Ronald Reagan (1981-1989). Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–25, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.16084.072. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16084. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Políticas conservadoras na Educação Básica