O ensino de Matemática em uma perspectiva dialógica: um curso sobre a Educação de Jovens e Adultos para licenciandos
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22822.097Resumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) nem sempre é entendida e desenvolvida de forma adequada. Muitas vezes, ela é tomada como medida compensatória quando, na verdade, é um direito social. O presente artigo tem o objetivo de investigar as contribuições do desenvolvimento da dialogicidade freireana, por meio de um curso extracurricular, na formação inicial de docentes de Matemática para atuação na EJA. O curso foi desenvolvido no Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Campos Centro, com nove licenciandos em Matemática que integravam o Programa de Residência Pedagógica da Capes de 2020. A elaboração e a aplicação do curso embasaram-se na concepção pedagógica Progressista Libertadora, fundamentada por Paulo Freire. A metodologia utilizada foi aplicada, qualitativa e exploratória. Diante da análise dos resultados, foi possível considerar que o curso promoveu diversas contribuições na formação inicial dos participantes e que há a possibilidade de a formação suscitar novos diálogos em outros contextos.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Matemática. Dialogicidade.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.