Vícios e virtudes de práticas de uma educação para a democracia: dos vícios das práticas aparentemente democráticas às virtudes da democracia participativa crítica na era da IA

Autores

  • Ana Paula da Silveira Simões Pedro Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25521.076

Resumo

O objetivo central deste artigo consiste em refletir criticamente sobre a natureza da dialética entre vícios e virtudes que operam nos sistemas democráticos contemporâneos sob influência da inteligência artificial (IA). Esta coexistência, repleta de contradições, transparece igualmente nas escolas que, na tentativa de implementação de uma educação para a democracia nesta nova era da IA, se veem inevitavelmente confrontadas com os paradoxos dos seus vícios. Daqui ressalta um paralelismo entre os vícios e as virtudes da sociedade e os da escola, que importa analisar criticamente e compreender. Utilizando uma metodologia hermenêutico-crítica no estudo de fontes bibliográficas, o objetivo do presente trabalho é mostrar os desafios, os limites e as consequências subjacentes às diversas propostas de práticas democráticas utilizadas nas escolas na era da IA. As conclusões sugerem a existência e a manutenção de algumas práticas pedagógicas democráticas e a importância da formação política para o exercício de uma cidadania crítica, baseada nos valores e no pensamento crítico e argumentativo. Neste admirável mundo novo, ainda por explorar, em que a trilogia democracia, educação e IA apresenta desafios inéditos, é de salientar o papel insubstituível do professor no desenvolvimento destas competências (tradicionais), necessárias para a resolução de problemas (novos) e para a preparação de cidadãos críticos para um futuro incerto.

Palavras-chave: Ética e virtude. Democracia e IA. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula da Silveira Simões Pedro, Universidade de Aveiro

Universidade de Aveiro, Departamento de Educação e Psicologia, Portugal, Mestrado em Teoria do Conhecimento (Filosofia) e Doutoramento em Ciências da Educação.

Downloads

Publicado

2025-09-16

Como Citar

PEDRO, A. P. da S. S. Vícios e virtudes de práticas de uma educação para a democracia: dos vícios das práticas aparentemente democráticas às virtudes da democracia participativa crítica na era da IA. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.25521.076. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/25521. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Ética e Integridade na Investigação nas Ciências Humanas e Sociais na era da IA