Os sentidos do SARESP para professores e alunos da rede pública estadual paulista e a gestão do currículo na sala de aula

Autores

  • Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Andreza Barbosa Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Natiely Pasetto e Silva Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Daniela Aparecida Lando Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0008

Resumo

O artigo discute os efeitos das avaliações externas na gestão do currículo na sala de aula. O objetivo da pesquisa desenvolvida foi compreender quais sentidos são produzidos por professores e alunos frente às exigências do SARESP. O trabalho de campo envolveu o acompanhamento de atividades de trabalho pedagógico coletivo de uma escola pública do interior paulista durante os anos de 2014 e 2015. A análise dos registros dos encontros que discutiram a relação entre avaliação e currículo permite afirmar que o SARESP pode ser considerado como parâmetro e referência para a reflexão e ajustes no planejamento dos professores, mas a centralidade que assumiu na organização do trabalho pedagógico está caracterizada como medida e controle, ao definir o que ensinar e como avaliar o trabalho do professor e do aluno, esvaziando a discussão sobre o projeto político-pedagógico.

 

Palavras-chave: Avaliação. Currículo. Cotidiano escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

CUNHA, R. C. O. B.; BARBOSA, A.; SILVA, N. P. e; LANDO, D. A. Os sentidos do SARESP para professores e alunos da rede pública estadual paulista e a gestão do currículo na sala de aula. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 657–675, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8985. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo