Trabalho e trabalhadores no Terceiro Anel na Região Metropolitana de Curitiba: parcialização, baixa qualificação e desafios educacionais

Autores

  • Patrícia Correia de Paula Marcoccia Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria de Fátima Rodrigues Pereira UTP

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0018

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre as condições de trabalho dos trabalhadores do campo no Terceiro Anel, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e estabelece relação entre os meios de produção da vida e a apropriação dos trabalhadores familiares quanto ao acesso à educação escolar. O método de pesquisa adotado é o materialismo histórico dialético que se orienta pela teoria social de Marx, a qual considera, em primeiro lugar, a produção material socialmente determinada (MARX, 2008). Neste texto, consideram-se as relações entre as condições de trabalho, a educação e a apropriação dos bens e a produção social dos homens no tempo histórico atual. Por meio do método enunciado, analisaram-se documentos disponibilizados publicamente no Sistema Público de Emprego e Renda (ISPER) e no Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), entre outros. Esses documentos possibilitaram conhecer aspectos das condições de trabalho dos trabalhadores do campo no Terceiro Anel, na RMC, e apontar que o trabalho assalariado mantém relações de parcialização e desqualificação, e os meios de produção da vida e de apropriação quanto ao acesso à educação escolar dos trabalhadores familiares corresponde a uma exclusão da existência, pois suas condições objetivas e subjetivas carregam as marcas da submissão do trabalho ao capital.

 

Palavras-chave: Trabalho. Trabalhadores do campo. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Correia de Paula Marcoccia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Patrícia Correia de Paula Marcoccia

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

MARCOCCIA, P. C. de P.; PEREIRA, M. de F. R. Trabalho e trabalhadores no Terceiro Anel na Região Metropolitana de Curitiba: parcialização, baixa qualificação e desafios educacionais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 595–616, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i2.0018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9705. Acesso em: 5 dez. 2025.