A disciplina de Política Educacional nos cursos de Pedagogia: um estudo preliminar

Autores

  • Gislaine Macedo Marçal Perão Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Michelle Fernandes Lima Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.017

Resumo

Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como tema central a disciplina de Política Educacional nos cursos de Pedagogia, realizada no âmbito do curso de Pedagogia UNICENTRO (PR). O objetivo foi identificar a nomenclatura, carga horária e ano de oferta da disciplina de Política Educacional em três cursos de Pedagogia de Universidades Estaduais do Paraná, bem como os principais desafios encontrados pelos professores em relação a esse campo de estudo. O levantamento e a análise de dados ocorreram por meio de pesquisas dos projetos pedagógicos de cursos nos sites dos institucionais, e questionário via e-mail aos professores que atuam na disciplina de Política Educacional no curso de Pedagogia das três instituições pesquisadas. A partir da pesquisa realizada podemos observar que a disciplina de Política Educacional é de suma importância na formação de professores, ocupa um espaço obrigatório nos cursos de licenciatura, e contempla questões econômicas, políticas, históricas e sociais da educação.

 

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Disciplina de Política Educacional. Curso de Pedagogia. Projeto Pedagógico de Curso. Pesquisa em Política Educacional.

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Publicado

2017-11-28

Como Citar

MACEDO MARÇAL PERÃO, G.; FERNANDES LIMA, M. A disciplina de Política Educacional nos cursos de Pedagogia: um estudo preliminar. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 2, p. 1–14, 2017. DOI: 10.5212/retepe.v.2.017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10606. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artículos