Aparelhos privados de hegemonia e efetivação da base nacional comum curricular em redes públicas municipais de ensino do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.24110.001

Resumo

Este artigo contempla o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em redes públicas municipais de ensino do Paraná, com foco nos Aparelhos Privados de Hegemonia (APH), bem como na atuação da Secretaria de Estado de Educação (SEED/PR) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/PR) nesse processo. Gramsci contribui com o aporte teórico e metodológico que possibilita entender o Estado enquanto integral, constituído pela sociedade política e sociedade civil. Nesse modelo de Estado estão alocados os APH, consideradas institutos, associações e partidos políticos em torno dos quais se organizam as aspirações coletivas do grupo em ascensão. Como resultado, os APH Instituto Reúna e Movimento Colabora Educação (MCE) são compreendidos em ligação com grandes conglomerados, entre eles a Fundação Lemann (FL), que vêm se dedicando à efetivação da BNCC nos municípios paranaenses. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental com busca em sites da SEED/PR, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), UNDIME (PR), Movimento pela Base (MPB), bem como dados e notícias referentes ao tema. Ficou evidente que a UNDIME/PR, a SEED/PR e as Secretarias Municipais de Educação legitimaram o processo, produzindo consenso e validando a participação privada por meio de seminários, lives e formação de professores, oferecendo e indicando insumos organizados por esses institutos.

Palavras-chave: Aparelhos Privados de Hegemonia. Redes Públicas Municipais de Ensino do Paraná. BNCC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jussara de Fátima Ivanski Ruppel, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Paraná, Brasil.

Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual de Maringá

** Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil. Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-Graduação da Unicentro e Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

Downloads

Publicado

2025-01-09

Como Citar

RUPPEL, J. de F. I.; FERNANDES LIMA, M. Aparelhos privados de hegemonia e efetivação da base nacional comum curricular em redes públicas municipais de ensino do Paraná. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 10, p. 1–19, 2025. DOI: 10.5212/retepe.v.10.24110.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24110. Acesso em: 17 jan. 2025.

Edição

Seção

Artículos