Pesquisa em Políticas Educacionais: escolhas temáticas e fontes em debate (2000-2010)

Autores

  • Antonia Almeida Silva Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-2936-3174

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.002

Resumo

Resumo: O estudo problematiza as características das pesquisas de mestrado e doutorado e seus delineamentos quanto às escolhas temáticas e às fontes de pesquisa no campo das políticas educacionais. Para isso, valemo-nos de um banco de teses e dissertações defendidas no período de 2000 a 2010 em programas de pós-graduação em educação no Brasil, organizado por duas pesquisas desenvolvidas entre 2012 e 2017, o que permite o debate entre achados empíricos e análises de autores influentes na área, identificados como aqueles mais referidos nas produções. As análises empreendidas dialogam com os diagnósticos da escassa acumulação de conhecimento, a abundância de estudos setoriais e sem a verticalização desejada. Os resultados apontam dispersão temática, com estudos focados em políticas educacionais determinadas, sobretudo aquelas de períodos recentes. As principais fontes utilizadas pelos pós-graduandos foram os documentos oficiais sobre as ações dos governos e a legislação, especialmente a educacional.

 

Palavras-chave: Escolhas temáticas. Fontes de Pesquisa. Campo Acadêmico. Políticas Educacionais.

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Biografia do Autor

Antonia Almeida Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Doutora em Educação pela USP e professora titular do departamento de Educação da UEFS, onde atua na área de política educacional tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. Pesquisa em Políticas Educacionais: escolhas temáticas e fontes em debate (2000-2010). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.4.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12820. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos