Pesquisa em Políticas Educacionais: escolhas temáticas e fontes em debate (2000-2010)

Autor/innen

  • Antonia Almeida Silva Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-2936-3174

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.002

Abstract

Resumo: O estudo problematiza as características das pesquisas de mestrado e doutorado e seus delineamentos quanto às escolhas temáticas e às fontes de pesquisa no campo das políticas educacionais. Para isso, valemo-nos de um banco de teses e dissertações defendidas no período de 2000 a 2010 em programas de pós-graduação em educação no Brasil, organizado por duas pesquisas desenvolvidas entre 2012 e 2017, o que permite o debate entre achados empíricos e análises de autores influentes na área, identificados como aqueles mais referidos nas produções. As análises empreendidas dialogam com os diagnósticos da escassa acumulação de conhecimento, a abundância de estudos setoriais e sem a verticalização desejada. Os resultados apontam dispersão temática, com estudos focados em políticas educacionais determinadas, sobretudo aquelas de períodos recentes. As principais fontes utilizadas pelos pós-graduandos foram os documentos oficiais sobre as ações dos governos e a legislação, especialmente a educacional.

 

Palavras-chave: Escolhas temáticas. Fontes de Pesquisa. Campo Acadêmico. Políticas Educacionais.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Antonia Almeida Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Doutora em Educação pela USP e professora titular do departamento de Educação da UEFS, onde atua na área de política educacional tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Literaturhinweise

AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

AZEVEDO, J. M. L.; AGUIAR, M. A. da S. Políticas de educação: concepções e programas. In: WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (Orgs.). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil (1991-1997). Campinas: Autores Associados, 2001, p. 71-108.

BELLO, I. M; JACOMINI, M. A.; MINHOTO, M. A. P. Produção acadêmica em política educacional no Brasil: análises de teses e dissertações (2000-2010). In: SILVA, A. A; JACOMINI, M. A. (Orgs.). Políticas em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016. p. 63-92

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Planilhas comparativas de avaliação trienal /CAPES /2010. Brasília, DF: CAPES, 2010. Disponível em:< www.capes.gov.br>. Acesso em: 17 e 18 maio 2011.

CELLARD, A. A análise documental. IN: POUPART, J. et al. (Orgs.). Pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

KRAWCZYK, N. Pesquisa e formação em política educacional: um desafio interdisciplinar. Olhares, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 8-14, nov. 2015.

LESSARD, C. Pesquisa e políticas educativas. In: ZANTEN, A. V. (Org.) Dicionário de educação. Petrópolis: Vozes, 2011.

LIBÂNEO, J. C. Alguns aspectos da política educacional do governo Lula e sua repercussão no funcionamento das escolas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 32, p. 168-178, dez. 2008.

MELO, M. A. Estado, governo e políticas públicas. IN: MICELI, S. (Org.). O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). 2. ed. São Paulo: Sumaré: ANPOCS; Brasília, DF: CAPES, 1999.

MULLER, P; SUREL, Y. A análise das políticas públicas. Pelotas: Educat, 2002.

PALUMBO, D. J. A abordagem de política pública para o desenvolvimento político na América. In: SOUZA, E. C. B. M. de (Org.). Avaliação e formulação de políticas públicas em educação: leituras complementares. Brasília: MEC/UnB, 1998. p. 35-62.

PARO, V. H. Políticas educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade. In: DOURADO, L. F.; PARO, V. H. (Orgs.). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, 2001. p. 29-48

SEPULVEDA, J. A. M. O papel da Escola Superior de Guerra na projeção do campo militar sobre o campo educacional. 2010. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

SILVA, A. A. (Coord.) et al. Produção acadêmica em políticas educacionais no Brasil - 2000-2010: dados dos programas conceito 5 ou mais. [Banco de dados]. Pesquisa financiada pelo CNPq, Edital/Chamada CNPq/CAPES nº 07/2011. Feira de Santana: Cede, 2014. Disponível em: <http://www2.uefs.br/cede/docs/a-producao-academica-em-politicas-educacinais-2000-2010.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2016.

SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. Introdução. In: SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. (Orgs.) Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS, 2016a. p. 13-32.

SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. Escolhas políticas e (re)direcionamentos epistemológicos: um panorama das teses e dissertações. In: SILVA, A. A; JACOMINI, M. A. (Orgs). Políticas em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016b. p. 93-122.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão de literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 16, p. 20-45, jul./dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-45222006000200003

TELLO, C.; MAINARDES, J. Revistando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.10i1.0007

TELLO, C.; MAINARDES, J. La posición epistemológica de los investigadores en Política Educativa: debates teóricos en torno a las perspectivas pos-estructuralista, neo-marxista y pluralista. Revista Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 20, n. 9, p. 1-31, mar. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v20n9.2012

VIEIRA, C. E. Jornal diário como fonte e como tema para a pesquisa em História da Educação: um estudo da relação entre imprensa, intelectuais e modernidade nos anos de 1920. IN: OLIVEIRA, M. A. T. de (Org.). Cinco estudos em História e Historiografia da Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-40.

Veröffentlicht

2018-12-18

Zitationsvorschlag

SILVA, A. A.; JACOMINI, M. A. Pesquisa em Políticas Educacionais: escolhas temáticas e fontes em debate (2000-2010). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–17, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.4.002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12820. Acesso em: 21 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Artículos