Pesquisa em Políticas Educacionais: escolhas temáticas e fontes em debate (2000-2010)
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.002Resumo
Resumo: O estudo problematiza as características das pesquisas de mestrado e doutorado e seus delineamentos quanto às escolhas temáticas e às fontes de pesquisa no campo das políticas educacionais. Para isso, valemo-nos de um banco de teses e dissertações defendidas no período de 2000 a 2010 em programas de pós-graduação em educação no Brasil, organizado por duas pesquisas desenvolvidas entre 2012 e 2017, o que permite o debate entre achados empíricos e análises de autores influentes na área, identificados como aqueles mais referidos nas produções. As análises empreendidas dialogam com os diagnósticos da escassa acumulação de conhecimento, a abundância de estudos setoriais e sem a verticalização desejada. Os resultados apontam dispersão temática, com estudos focados em políticas educacionais determinadas, sobretudo aquelas de períodos recentes. As principais fontes utilizadas pelos pós-graduandos foram os documentos oficiais sobre as ações dos governos e a legislação, especialmente a educacional.
Palavras-chave: Escolhas temáticas. Fontes de Pesquisa. Campo Acadêmico. Políticas Educacionais.
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