A virtude do egoísmo e o totalitarismo da indiferença: o avanço da agenda neoliberal na Educação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.22386.017

Resumo

O objetivo precípuo deste artigo é discutir o avanço do neoliberalismo na Educação brasileira a partir de seus fundamentos históricos e teóricos. Para tanto, dedicam-se generosas páginas à caracterização da agenda neoliberal como processo histórico, movimento político e matriz ideológica, alinhavando as diferentes facetas desse fenômeno à luz de suas complementaridades e pontos de atrito. Mais do que um mero artifício econômico de transferência do patrimônio público para bolsos privados, o neoliberalismo emerge historicamente como um projeto de poder sofisticado, levado a cabo por franjas financistas do capitalismo transnacional e operado por agentes locais dotados de capilaridade e influência. Após a construção de um panorama elucidativo da constituição e do desenvolvimento desse empreendimento oligárquico internacional, olha-se mais detidamente para a sua penetração no campo da Educação brasileira, através de uma variedade de expedientes que abrangem desde a apropriação da receita pública para a criação de demanda compulsória para grandes conglomerados educacionais até o sequestro orçamentário por meio de modelos privatistas de gestão de políticas públicas no campo da Educação. 

Palavras-chave: Neoliberalismo. Política Educacional. Liberalismo econômico. Monetarismo. Capitalismo transnacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diego Candido Abreu, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutor em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio e Professor Adjunto no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Faculdade de Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

ABREU, D. C. A virtude do egoísmo e o totalitarismo da indiferença: o avanço da agenda neoliberal na Educação brasileira. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 8, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5212/retepe.v.8.22386.017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/22386. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artículos