A virtude do egoísmo e o totalitarismo da indiferença: o avanço da agenda neoliberal na Educação brasileira
DOI :
https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.22386.017Résumé
O objetivo precípuo deste artigo é discutir o avanço do neoliberalismo na Educação brasileira a partir de seus fundamentos históricos e teóricos. Para tanto, dedicam-se generosas páginas à caracterização da agenda neoliberal como processo histórico, movimento político e matriz ideológica, alinhavando as diferentes facetas desse fenômeno à luz de suas complementaridades e pontos de atrito. Mais do que um mero artifício econômico de transferência do patrimônio público para bolsos privados, o neoliberalismo emerge historicamente como um projeto de poder sofisticado, levado a cabo por franjas financistas do capitalismo transnacional e operado por agentes locais dotados de capilaridade e influência. Após a construção de um panorama elucidativo da constituição e do desenvolvimento desse empreendimento oligárquico internacional, olha-se mais detidamente para a sua penetração no campo da Educação brasileira, através de uma variedade de expedientes que abrangem desde a apropriação da receita pública para a criação de demanda compulsória para grandes conglomerados educacionais até o sequestro orçamentário por meio de modelos privatistas de gestão de políticas públicas no campo da Educação.
Palavras-chave: Neoliberalismo. Política Educacional. Liberalismo econômico. Monetarismo. Capitalismo transnacional.
Statistiques
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.