Percepção da comunidade escolar a respeito dos itinerários formativos no Novo Ensino Médio: dificuldades e facilidades
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.23907.014Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de alunos, professores e gestores sobre a implementação e a escolha dos itinerários formativos no Novo Ensino Médio, reformulado pela Lei nº 13.415/2017, que modificou o artigo 36 da Lei nº 9.394/1996, incluindo os itinerários no currículo escolar. A pesquisa, realizada em 21 de junho de 2024, envolveu 75 alunos, nove professores e um gestor de uma escola de Santa Catarina, adotando o estudo de caso como método. A coleta de dados foi feita por meio de questionário estruturado em formato eletrônico, distribuído via link de aplicativo. Os dados coletados foram analisados pelo método de análise de conteúdo. Entre os resultados, foi observada uma distorção idade-série significativa, com uma discrepância entre a idade dos alunos e o ano/série que frequentam. Além disso, a maioria dos participantes identificou os itinerários “Projeto de Vida”, “Segunda Língua Estrangeira” e “Componentes Curriculares Eletivos” como os mais comuns na escola. O estudo também destacou as dificuldades encontradas pelos alunos na escolha dos itinerários formativos, mesmo com o auxílio de pais, colegas e professores, revelando a necessidade de maior orientação e suporte por parte do sistema educacional.
Palavras-chave: Distorção idade-série. Itinerários formativos. Novo Ensino Médio.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.