Percepção da comunidade escolar a respeito dos itinerários formativos no Novo Ensino Médio: dificuldades e facilidades
DOI :
https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.23907.014Résumé
Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de alunos, professores e gestores sobre a implementação e a escolha dos itinerários formativos no Novo Ensino Médio, reformulado pela Lei nº 13.415/2017, que modificou o artigo 36 da Lei nº 9.394/1996, incluindo os itinerários no currículo escolar. A pesquisa, realizada em 21 de junho de 2024, envolveu 75 alunos, nove professores e um gestor de uma escola de Santa Catarina, adotando o estudo de caso como método. A coleta de dados foi feita por meio de questionário estruturado em formato eletrônico, distribuído via link de aplicativo. Os dados coletados foram analisados pelo método de análise de conteúdo. Entre os resultados, foi observada uma distorção idade-série significativa, com uma discrepância entre a idade dos alunos e o ano/série que frequentam. Além disso, a maioria dos participantes identificou os itinerários “Projeto de Vida”, “Segunda Língua Estrangeira” e “Componentes Curriculares Eletivos” como os mais comuns na escola. O estudo também destacou as dificuldades encontradas pelos alunos na escolha dos itinerários formativos, mesmo com o auxílio de pais, colegas e professores, revelando a necessidade de maior orientação e suporte por parte do sistema educacional.
Palavras-chave: Distorção idade-série. Itinerários formativos. Novo Ensino Médio.
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