Percepção da comunidade escolar a respeito dos itinerários formativos no Novo Ensino Médio: dificuldades e facilidades

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.23907.014

Abstract

Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de alunos, professores e gestores sobre a implementação e a escolha dos itinerários formativos no Novo Ensino Médio, reformulado pela Lei nº 13.415/2017, que modificou o artigo 36 da Lei nº 9.394/1996, incluindo os itinerários no currículo escolar. A pesquisa, realizada em 21 de junho de 2024, envolveu 75 alunos, nove professores e um gestor de uma escola de Santa Catarina, adotando o estudo de caso como método. A coleta de dados foi feita por meio de questionário estruturado em formato eletrônico, distribuído via link de aplicativo. Os dados coletados foram analisados pelo método de análise de conteúdo. Entre os resultados, foi observada uma distorção idade-série significativa, com uma discrepância entre a idade dos alunos e o ano/série que frequentam. Além disso, a maioria dos participantes identificou os itinerários “Projeto de Vida”, “Segunda Língua Estrangeira” e “Componentes Curriculares Eletivos” como os mais comuns na escola. O estudo também destacou as dificuldades encontradas pelos alunos na escolha dos itinerários formativos, mesmo com o auxílio de pais, colegas e professores, revelando a necessidade de maior orientação e suporte por parte do sistema educacional.

Palavras-chave: Distorção idade-série. Itinerários formativos. Novo Ensino Médio.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Janaina Rossarolla Bando, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Doutoranda e Mestre em Educação pela URI – campus Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul.

Daniel Pulcherio Fensterseifer, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Doutor e Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Veröffentlicht

2024-11-18

Zitationsvorschlag

BANDO, J. R.; FENSTERSEIFER, D. P. Percepção da comunidade escolar a respeito dos itinerários formativos no Novo Ensino Médio: dificuldades e facilidades. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 9, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/retepe.v.9.23907.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/23907. Acesso em: 21 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Artículos