Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.2.002Abstract
Resumo: Este artigo aborda o significado da expressão “epistemologias da política educacional” esclarecendo conceitos correlatos como gnosiologia, teoria do conhecimento, ciência política e ciências práticas. Considerando que as ciências práticas implicam a relação dialética entre teoria e prática, conclui-se que a análise epistemológica das políticas educacionais pressupõe a compreensão da política educacional como uma atividade que se exerce no entrecruzamento de duas ciências práticas: a ciência política e a ciência pedagógica.
Palavras-chave: Teoria do conhecimento. Epistemologia. Políticas educacionais. Ciências práticas. Ciência política. Ciência pedagógica.
Metriken
Literaturhinweise
Bobbio, N. (1999). “Verbete Ciência Política”. In: Bobbio, N., Matteucci, N. & Pasquino, G. Dicionário de política, (pp. 164 - 169). 12ª ed. Brasília: Ed.UnB, p. 164-169.
Descartes, R. (1962). Obra escolhida. São Paulo: Difusão Européia do Livro.
Pereira, I. (1976). Dicionário grego-português e português-grego. Porto: Livraria Apostolado da Imprensa.
Schmied-Kowarzik, W. (1983). Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense.
Tello, C. (2013). Las epistemologías de la política educativa – notas históricas y epistemológicas sobre el campo. En Tello, C. Epistemologías de la política educativa – posicionamientos, perspectivas y enfoques (pp. 23-68). Campinas: Mercado de Letras.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.